domingo, agosto 26, 2007

Na prática, fazendo hidrogênio

Bom, esta experiência está relacionada com a postagem "Como Fazer Gás Hidrogênio em casa...(e encher balões)" , a qual recomendo que seja lida antes de se tentar repetir esta experiência.

Primeiramente já digo que a experiência não saiu conforme esperado. Assim se alguém conseguir faze-la corretamente, favor postar a dica.

Lista de ingredientes:


1 - Um balão de borracha, aqueles para festas infantis;

2 - Uma folha de papel qualquer;

3 - Um pedaço de linha;



4 - Papel alumínio e anel de lata de alumínio.



5 - Soda Cáustica (ATENÇÃO - MUITO CUIDADO)




6 - Um palito de picolé, ou na falta deste, uma lixa de unha da mãe, ou um outro objeto que não seja de metal para retirar a soda cáustica da embalagem.



7 - Uma garrafa PET, com água e utilizando o papel como um funil.



A experiência
1 - Com cuidado coloque a soda cáustica, dentro da garrafa com um pouco de água.

2 - Coloque também alguns pedaços de alumínio.




3 - Quando a reação começar, coloque com cuidado o balão na boca da garrafa. Tente amarrar o balão a garrafa para que o gás não escape.





Vídeo 1 - Mostra o 1º teste que falhou. A garrafa esquenta muito e não consegui que o balão ficasse sem vazar o gás. Assim o mesmo não encheu.





Vídeo 2 - Mostra o 2º teste que falhou. A garrafa esquenta muito e não consegui que o balão ficasse sem vazar o gás. Assim o mesmo encheu somente um pouco.




Vídeo 3 - Mais um video com detalhe do aluminio na garrafa.





Problemas

1 - A garrafa esquenta muito, e o gás que entra no balão também é quente, o que pode causar o estouro do balão.

2 - Não consegui colocar o balão na garrafa de modo que o mesmo enchesse sem vazamentos. Tentei usar a própria tampa da garrafa com um furo e até uma camisinha, mas o problema não foi resolvido.




3 - Furei a minha camiseta com respingos da soda cáustica, então é bom tomar cuidado, inclusive é recomendável o uso de óculos de proteção.


Postagens populares