terça-feira, dezembro 04, 2007

Para cientistas franceses, hidrogênio é a fonte de energia do futuro


da France Presse, em Tours (França)

Em menos de 20 anos o hidrogênio poderá se tornar a principal fonte de energia, com usos tão díspares que iriam dos telefones celulares à calefação, passando pelos transportes, segundo cientistas franceses.

"Esperamos que estas tecnologias possam ser aplicadas em dez ou 20 anos", declarou Philippe Mazabraud, chefe dos laboratórios que armazenam hidrogênio para o CEA (Comissariado francês de Energia Atômica), de Ripault, na França.

Pode-se produzir hidrogênio a partir de uma grande variedade de fontes, entre elas o gás natural, o carvão ou a água. A fonte de energia também apresenta a vantagem de não produzir gases que provocam o efeito estufa e podem ser usados no setor de transporte.

Em dois ou três anos, segundo os especialistas, os telefones celulares também começarão a ser equipados com pilhas deste tipo de combustível.

Os mesmos especialistas garantem que a eletricidade produzida graças ao hidrogênio poderá também ser usada nos sistemas de calefação de casas e edifícios.

Além disso, prevêem a existência de frotas de veículos alimentados por hidrogênio nas estradas mundiais.

Pesquisas

As pesquisas sobre o hidrogênio como futura fonte de energia estão muito avançadas em países como Japão, Alemanha e Estados Unidos.

A empresa norte-americana General Motors prevê, inclusive, a produção de veículos competitivos e não-poluentes, que funcionarão a pilhas de hidrogênio para o ano 2010 ou, no mais tardar, em 2012.

O CEA francês, por sua vez, também aponta os progressos dos últimos anos nos materiais para fabricar pilhas de hidrogênio.

Segundo este organismo, nos últimos sete anos, o peso e o custo das placas especiais de pilhas especiais deste combustível terão diminuído em 90%.

O CEA fixou o objetivo de reduzir pela metade nos próximos três ou quatro anos a quantidade de platina, um elemento muito caro que é utilizado na composição das pilhas.


Fonte: Folha on-line



Postagens populares