segunda-feira, julho 14, 2008

Jovens culpam laser de festa na Rússia por problemas de visão

Esta notícia saiu no Folha Online o que da uma boa credibilidade a noticia. Ou seja é sempre bom tomar cuidado com estes lasers.

Ao menos 30 jovens sofreram queimaduras na retina pelo impacto de raios laser durante um show de música eletrônica na região de Vladimir, informou nesta segunda-feira (14) a imprensa russa. Alguns dos afetados perderam até 80% da visão, capacidade que, aparentemente, nunca recuperarão, segundo fontes médicas.

O episódio ocorreu depois que a luz desprendida pelos canhões de laser foi dirigida contra pessoas localizadas a uma distância de várias dezenas de metros, e não contra o céu, como estava previsto.

A chuva que caiu no dia do show Aquamarina 4 fez com que a pista tivesse de ser coberta com uma lona. Por isso, os organizadores consideraram sem sentido apontar os canhões de laser para o céu.

Após o show, realizado perto de Kirzhach, muitos jovens se queixaram nos blogs de que os raios laser inutilizaram suas câmeras digitais.

Os parentes dos afetados apresentaram denúncias perante a polícia local e afirmam que pedirão compensações econômicas.

Elena Grishina, chefe do Hospital Oftalmológico de Moscou, disse à agência Interfax que na clínica foram internadas 12 das pessoas que assistiram ao concerto e foram afetadas. No entanto, ela disse que esses 12 pacientes não apresentaram queimaduras, mas hemorragias no fundo do olho e na retina.

Um dos pacientes, entrevistado pela Interfax confirmou que foi "cegado pelo feixe do canhão de laser" e precisou ir ao médico no dia seguinte, ao perceber que sua visão normal não se restabelecia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares