sexta-feira, julho 29, 2011

Pouco diagnosticada no Brasil, síndrome da fadiga crônica ganha estudos

Você anda dormindo muito e continua cansado, então vale a pena ler esta matéria que saiu na Folha.


Pouco diagnosticada no Brasil, síndrome da fadiga crônica ganha estudos: "Uma noite de sono é insuficiente, concentrar-se em algo é cada vez mais difícil, falta vontade para realizar as tarefas do cotidiano. Sintomas como esses, que costumam ser confundidos com simples preguiça, podem apontar para um quadro mais sério, a SFC (síndrome da fadiga crônica), doença pouco diagnosticada no Brasil cujas causas são objeto de pesquisas recentes.
Para identificar se o paciente tem a doença, e não um cansaço pontual, é preciso que ele apresente pelo menos quatro dos seguintes sintomas: sono excessivo, falta de concentração, dores musculares, na garganta ou nas articulações, cansaço após exercícios físicos e inchaço nos nódulos linfáticos.
Embora ainda faltem explicações para a SFC, um artigo publicado na edição de outubro da revista "Science" trouxe um novo alento para os portadores da síndrome. A pesquisa, liderada pelo médico americano Vincent Lombardi, relacionou a doença à presença do retrovírus XMRV nos pacientes. Do grupo de 101 portadores de SFC, 67 estavam infectados pelo vírus. Entre os saudáveis, apenas oito das 218 pessoas tinham o vírus no sangue.
Leia mais (13/01/2010 - 09h02)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares