Conforme combinei fiz a experiência de juntar permanganato de potássio com Glicerina.
Caso não tenha visto o outro post, o link é o seguinte: http://dmslabs.blogspot.com/2007/05/permanganato-de-potssio-glicerina.html
É bom lembrar que o permanganato de potássio apesar de ter largo uso na limpeza de machucados e no tratamento de doenças de pele, o mesmo é muito venenoso e deve ser manuseado com cuidado. Por isto mesmo não o coma em hipótese nenhuma.
Já a glicerina é composto usado em diversos produtos para a pele, e sozinho não causa muitos problemas, de qualquer maneira, apesar de não ter lido nada a respeito, não é bom beber glicerina.
Como recomendação, cuidado com a reação, pois é muito exotérmica, ou seja, esquenta muito e solta chamas. Mas isto a torna interessante para ser mostrada em feira de ciências, o problema é que o permanganato de potássio é relativamente caro.
-->
Para a experiência, você vai precisar:
1 - Permanganato de Potássio.

Encontrado em farmácias em geral ou em comprimidos ou em pó. Neste tipo de embalagem 10 comprimidos de 100mg custam aproximadamente R$ 2,00.
2 - Glicerina

3 - Pegue o permanganato e o transforme em pó, você pode usar um alicate ou outra ferramenta.

4 - Coloque o pó de permanganato de potássio em um recipiente não inflamável.

5 - Coloque 1 gota de glicerina e aguarde a reação. Você pode visualizar a reação no vídeo abaixo.
6 - Depois da reação, como sobrou no recipiente um pouco de permanganato de potássio, coloquei mais 2 gotas de glicerina. Mas só obtive fumaça.
7 - Se alguém mais fizer a experiência, me envie o link que eu posto no blog.
-->
Gostaria de saber a matematica da reacao:
ResponderExcluir1)Quantas gramas de cada produto
2)Quantas kcalorias são liberadas
Seria possivel me indicar a equação