quinta-feira, março 27, 2008

Empresa dos EUA desenvolve aeronave de dois lugares para turismo espacial


Fonte: Folha Online


Uma empresa norte-americana anunciou na quarta-feira (26) que entrará na corrida pela exploração do turismo espacial com uma aeronave de dois lugares capaz de ultrapassar os limites da atmosfera e de fazer até quatro vôos por dia.

Se o projeto avançar de acordo com o previsto, a aeronave Lynx realizará seu primeiro vôo de teste em 2010. Os anúncios comerciais passarão a ser veiculados dois anos mais tarde, informou Jeff Greason, presidente da empresa XCOR Aerospace, sediada na Califórnia (EUA).

Com forma semelhante à de uma nave espacial e menor que um jato comercial, a aeronave --que ainda está em fase de planejamento-- "decola e pousa como um avião, utilizando apenas um motor de foguete", explicou Greason.

O motor começou a ser desenvolvido pela XCOR em 1999 e funciona com oxigênio líquido e querosene.

O Lynx será capaz de alcançar altitude de 200 mil pés (61 km), permitindo que seus ocupantes tenham uma visão panorâmica da Terra, bem diferente daquela observada a partir dos aviões comerciais, que voam a 12 km de altura.

A XCOR afirma que, com o Lynx, será possível ir ao espaço pela metade do preço anunciado pela concorrência. A Virgin Galactic, por exemplo, cobra US$ 200 mil por apenas sete minutos em órbita.

O projeto da XCOR, capaz de fazer quatro vôos por dia, com duração de aproximadamente 30 minutos, foi desenvolvido com a ajuda do ex-comandante da Nasa e piloto Rick Searfoss.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares