terça-feira, abril 22, 2008

Austrália proíbe canetas de laser após incidentes com pilotos de avião.

Por coincidência eu estava vendo ontem na wikipedia exatamente sobre apontadores laser azuis e verdes. Inclusive em todos os sites, apesar de tentar minimizar os perigos, mostram o perigo de tais aparelhos, sendo que além do principal problema em queimar a retina das pessoas, alguns lasers portáteis podem até queimar a pele.

Seguem os links para: Laser Safety e Laser and Aviation Safety.




Fiquei preocupado com os shows de luzes que existe em boates, muitas vezes o facho de luz verde atinge os olhos das pessoas.

Segue abaixo a matéria.


Fonte: Folha Online - Informática

O governo australiano anunciou na segunda-feira (21) que o Estado de Nova Gales do Sul proibiu o uso de "laser pointers" (espécie de caneta, que emite um ponto de raio laser) após uma série de incidentes nos quais pilotos de aviões teriam ficado temporariamente cegos.

Lasers de mão potentes, incluindo alguns utilizados por astrônomos, deverão ser listados como armas proibidas no Estado. A pena para quem for pego carregando o equipamento sem permissão pode ser maior que 14 anos.

"É um ato covarde que pode resultar em consequências horríveis. Leva apenas uma fração de segundo para que o piloto fique temporariamente cego, o que poderia ter conseqüências catastróficas', disse o premiê do Estado, Morris Iemma.

Recentemente, diversos pilotos relataram ter observado os feixes de luz dos lasers na cabine do avião durante pousos e decolagens.

A polícia pediu ajuda a agências de inteligência para combater o que os jornais estão chamando de "lunáticos dos lasers".

O último incidente registrado aconteceu em Sydney no fim de semana, quando um helicóptero de socorro foi atingido por um feixe de luz verde.

No início do mês, o governo australiano passou a considerar as tais "canetinhas" como arma de fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares