Utilizei de instruções que encontrei na internet. Você pode obter os links para o site com instruções aqui: Motores Elétricos Simples.
Este tipo de motor utiliza reed switch, um componente eletrônico que "liga"ou "desliga" a passagem de energia que passa pelo fio dependendo da presença ou não de um campo magnético. No nosso caso, o campo produzido por um imã.
Como você podem observar nas fotos, o meu motor não ficou tão bonito como os apresentados em http://www.simplemotor.com/, mas pelo menos funcionaram.
Para construir o meu motor, precisei dos seguintes materiais:
1 - Caixa, que serviu de suporte para os componentes.
2 - Papelão, que serviu para fazer o disco.
3 - Tesoura.
4 - Imãs retangulares de neodímio.
5 - Fita crepe
6 - Multímetro, que ajudou a verificar o momento em que o reed switch ativava.
7 - Eliminador de pilhas
8 - Disco de papelão, onde os imãs foram fixados com a fita.
10 - Dispositivo quase todo montado na caixa
Vídeos dos testes
1 - Primeiro teste, com a caixa e o disco na horizontal.
2 - Segundo teste, com a caixa e o disco rotor na vertical.
Nesta tentativa o motor funcionou como esperado. Coloquei o aparelho para funcionar na vertical o que diminuiu bem o atrito no rotor.
Irregularidades no disco continuam atrapalhando o funcionamento.
3 - Terceiro teste, com arestas do disco aparadas.
Diminui o disco, aparando as arestas, assim eliminei os pontos de contato que estavam atrapalhando o funcionamento do motor.
Tá certo que vc disse que não tinha ficado muito bonito, mas eu ainda assim imaginava uma coisa bem melhor. Cara, só vc para fazer um motor usando apenas papelão, fita crepe e prego. Da próxima vez, tente usar uns componentes mais avançados, como madeira, tampa de margarina, cola quente e talvez até parafusos... ;-)
ResponderExcluirEntão ! Fiz desta maneira para ver se ia funcionar. Já estava previsto uma próxima versão do motor um pouco mais sofisticada. Ia utilizar algum cd antigo como disco do rotor, mas a sua ideia de usar a tampa de margarina foi bem interessante !
ResponderExcluirHa, e o posicionamento do reed não foi muito difícil não, pode-se dizer que acertei de primeira.